segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

As 10 finalistas de 2015: Vai virar corno

Caio Martinez
Se no Brasil inteiro o estereótipo do gaúcho é o do machão, no carnaval de 2015 vem do Rio Grande do Sul a marchinha-recado em que as mulheres avisam em bom e claro português: “Todo marido que cozinha em fogo morno / Vai virar corno...” Papo reto tramado na parceria do letrista e cantor Caio Martinez com o pianista Fernando Leitzke que, com o nome de Vai virar corno, é uma das dez finalistas do 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso. Para disputar o prêmio Cidade Maravilhosa, a marchinha será interpretada pelo próprio Caio Martinez, com arranjo de Altair Martins.

Fernando Leitzke
“Essa letra é uma sátira sobre os maridos machistas, mostrando suas fragilidades. Ao homem que só pensa em si e não dá atenção à sua parceira, no cotidiano ou na cama”, conta Caio, que já tinha a letra pronta quando recebeu uma visita do amigo Fernando Leitzke. A música foi feita na hora e assim – em ritmo de marchinha – nasceu Vai virar corno. “Somos parceiros outras tantas canções e nos damos muito bem na criação. Eu nas letras, ele nas músicas”, diz o letrista da marchinha, que é um dos nomes de destaque do samba em Porto Alegre, seja apresentando-se solo ou com os conjuntos Gafieira Moderna e Entretantos.

Carnavalesco desde guri, Caio – que nasceu em Porto Alegre, mas foi criado na cidade gaúcha de Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai – ainda se lembra dos primeiros bailes em que brincou a folia, girando no salão no Clube Comercial. “As primeiras paixões sorriram ali, segurando a mão das gurias ao som das marchinhas”, relembra o cantor e compositor. “‘Ta-hi! Eu fiz tudo pra você gostar de mim...’ Essa marcou muito. Dá um frio na barriga.” Já as lembranças do parceiro Fernando Leitzke, que também é gaúcho e atualmente mora no Rio de Janeiro (onde curte os blocos de rua), remetem ao carnaval de Pelotas, mais especificamente à escola de samba Unidos do Fragata.

Vai virar corno
Caio Martinez e Fernando Leitzke

Todo marido que cozinha em fogo morno
Vai virar corno, vai virar corno
Todo marido que cozinha em fogo morno
Vai virar, tá louco pra virar

A mulherada que é mais inteligente
Fez o machão virar homem prendado
Vai se dar bem quem ligar a chapa quente
Até deixar o peru assado
Homem que é homem não pratica violência
Isso é indício de malandro brocha
Todo maltrato é sinal de carência
Sinal de que não acende mais a tocha

Todo marido que cozinha em fogo morno...

Aos esportistas que só querem futebol
Halterocopismo e arremesso de tampa
Se não comparecem mais em casa
Vem o Ricardão e põe um par de guampas
E não precisa ser um velocista
Homem ligeiro a mulher nem cogita
Pois ela gosta é do maratonista
Que leva horas pra cortar a fita

Todo marido que cozinha em fogo morno...

Clique aqui para ouvir a gravação oficial de Vai virar corno, na voz de Caio Martinez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário