sábado, 13 de dezembro de 2014

As 10 finalistas de 2015: Quarta de cinzas

Valéria Pisauro
Representante romântica entre as finalistas do 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, Quarta de cinzas guarda a peculiaridade de ter data e horário de nascimento: foi no dia 12 de maio de 2013, às 20h07, que sua composição foi dada por concluída – capricho dos dias de hoje, viável sempre que o processo de fazer música passa pelo computador. Foi precisamente nesse instante que o músico Guilherme Lamas pôs as últimas notas da melodia na bela marcha-rancho, que até chegar a suas mãos era simplesmente um poema.

Guilherme Lamas
A autora dos versos: Valéria Pisauro, professora de Literatura e História da Arte que nas horas vagas se divide entre o ofício de poetisa/letrista e os festivais de música que disputa em cidades de todo o país. Como Araraquara-SP (onde venceu o Festival Viola de Todos os Cantos, em 2013), Ponta Grossa-PR (melhor letra no Festival da Canção deste ano) e Pinheiros-ES (melhor letra, também neste ano), entre muitas outras. Uma rotina apaixonante que, juntamente com sua atuação no Clube Caiubi de Compositores, remete a sua infância, quando absorveu do pai e do tio a paixão pela música brasileira. “Tenho certeza de que, se estivessem vivos, eles brindariam comigo a emoção de estar classificada no Concurso de Marchinhas da Fundição.”

Com referências à Commedia dell’Arte, o poema de Valéria virou letra de marcha-rancho ao encontrar a melodia de Guilherme Lamas, violonista de mão cheia nascido em Jundiaí e criado em Campinas – cidade natal de Valéria e local de moradia dos dois. Da paixão pelo choro (especialmente por Pixinguinha, Baden Powell e Raphael Rabello) veio a certeza de que a música seria o ganha-pão de Guilherme: trabalho que vem realizando como violonista solo – vide o CD Aos domingos na casa da Vó (e do Vô também) – ou no duo de violões com Rafael Thomaz.

Primeira parceria de Valéria e Guilherme, Quarta de cinzas será interpretada no 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas por Pedro Paulo Malta, com arranjo de Marcelo Caldi.

Quarta de cinzas
Guilherme Lamas e Valéria Pisauro

Quando me vires por aí
Finja que sente o teu amor
Atravessa a rua devagar
Não zombes desta minha dor
Diga que foi o teu primeiro amor
Amor primeiro amor
Mesmo que derradeiro

Minta que amou por serpentina
Confesse a tua máscara, oh rainha!
O amor do teu vassalo abandonado
Arlequim apaixonado no carnaval

Ah, quanto tempo tem!
Quando o tempo vai, enquanto te convém?
Há tanto tempo sente o amor que tem
Quase um tempo a mais

Quando me vires por aí...

Trança que envolve na folia
Lança a euforia que alivia
Guarde a fantasia dos três dias
Tudo em sonho de magia no meu violão

Ah, quanto tempo tem!
Quando o tempo vai, enquanto te convém?
Há tanto tempo sente o amor que tem
Quase um tempo a mais

Clique aqui para ouvir a gravação de Quarta de cinzas, na voz de Pedro Paulo Malta.

Um comentário: