terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Um 2015 maravilhoso, cheio de encantos mil

A trilha sonora já está escolhida.

É com Cidade maravilhosa que o Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso deseja um feliz ano novo aos foliões de todo o país. A marchinha-símbolo do Rio, que em 2015 completa 80 carnavais e dá nome ao troféu da décima edição do concurso, é apresentada aqui em dez versões.

Para quem não abre mão da tradição, aqui está a primeira gravação, de 1934, no dueto de Aurora Miranda com o compositor da marchinha, André Filho. Outro registro à moda antiga que fez muito sucesso foi de 1955, no vozeirão do cantor Gilberto Alves.

Já a versão amaciada de Caetano Veloso, gravada em 1991, foi parar na trilha-sonora da novela O dono do mundo, da Globo, abrindo caminho para interpretações serenas como as de Léo Gandelman (1993) e Joyce Moreno (2012).

Até quem não é daqui já se arriscou no português para homenagear o Rio de Janeiro, como o norte-americano Ray Conniff e a banda alemã Scorpions, diante da multidão da primeira edição do Rock in Rio (1985).

Entre as releituras, destacam-se o suingue de gafieira do trombonista Raul de Barros, o rock irreverente dos Detonautas e essa versão disco, bem no clima néon-e-polainas dos anos 70.

Seja qual for a sua praia (uma dessas dez gravações ou qualquer uma das mais de cem registradas no Instituto Memória Musical Brasileira), que 2015 seja um ano repleto de saúde, amor, sucesso, felicidade... e marchinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário