domingo, 30 de novembro de 2014

As 10 finalistas de 2015: Coração de carnaval

Paulo Sá
Representante do Centro-Oeste no 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, Coração de carnaval nasceu em Brasília, mas tem sangue nordestino – mais precisamente, metade baiano, metade paraibano. É que seus compositores são o soteropolitano Paulo Sá (61 anos) e o campinense Léo Almeida (54), ambos moradores do Planalto Central desde a década de 1960, quando suas famílias trocaram a região mais ensolarada do país pela então nova capital federal.

Outro ponto em comum entre os dois parceiros é a folia desde as mamadeiras: Léo tinha ainda dois anos de idade quando brincava nas matinês dos clubes de Campina Grande batendo seu pandeirinho. Já Paulo não passava de quatro anos quando tocava agogô no desfile do bloco Cada Ano Sai Pior, que abria o carnaval de Salvador. Lembranças remotas que se renovam a cada fevereiro, quando os dois amigos curtem a folia viajando para o Nordeste ou brincando em blocos brasilienses como os tradicionais Pacotão e Galinho de Brasília ou os novos Suvaco da Asa e Tesourinhas.
Léo Almeida

Coração de carnaval nasceu dentro dos moldes em que a dupla cabra da peste vem compondo ultimamente. Paulo gravou no celular um esboço de melodia de frevo e mandou por e-mail para Léo, juntamente com um tema para um samba, com a encomenda que desenvolvesse cada um dos dois. O amigo resolveu juntar as duas ideias e eis que surgiu a marchinha que, com tempero baiano à moda dos frevos elétricos de Armandinho, Moraes Moreira e Pepeu Gomes, chega à disputa pelo prêmio Cidade Maravilhosa.

"A vontade de preservar a memória musical dos antigos carnavais da Bahia e de Pernambuco é minha grande inspiração", conta Paulo Sá. Já Léo destaca ainda a influência do pernambucano Capiba e do carioca João Roberto Kelly, cujas marchinhas têm "aquela inocência disfarçada de segundas intenções".

Atualmente finalizando o primeiro CD da dupla (com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2015), Paulo Sá e Léo Almeida serão os intérpretes de Coração de carnaval, que teve arranjo assinado por Bia Paes Leme.

Coração de carnaval
Paulo Sá e Léo Almeida

Eu vou me entregar
Pra primeira mulata
Que encontrar na rua
E me quiser namorar

Hoje é sexta-feira
Sem eira, nem beira
Cair na folia
Desse carnaval
Perder o juízo
Achar o cansaço
Sumir pelo mundo
Até tudo acabar
No abraço do mar
Na luz do luar

Vou me entregar
Com tal facilidade
Que ela vai vibrar
E ter toda certeza
Que o meu coração
Será o seu carnaval

Descendo a ladeira
Suando em biqueiras
Varar o domingo
Queimar a segunda
Nessa roda-viva
ganhar terça-feira
Até quarta-feira
Ela vai chegar
Vai me encarar
Pedir pra beijar

Cique aqui para ouvir a gravação oficial de Coração de carnaval, nas vozes de Paulo Sá e Léo Almeida.

3 comentários: