terça-feira, 25 de novembro de 2014

As 10 finalistas de 2015: Adoro celulite

Jota Michiles
Lá se vão 20 anos desde que Adoro celulite, uma das dez finalistas do 10º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso, foi cantada pela primeira vez. Foi no carnaval de 1994, quando o bloco Adoro Celulite desfilou pela Avenida Boa Viagem, no Recife, levantando sua bandeira – e evoluindo com suas sombrinhas – contra a ditadura da magreza. Uma farra e tanto que não foi além daquele único desfile e deixou saudade nos anos seguintes.

A ditadura da magreza não acabou e, felizmente, o hino daquele bloco também não. E é assim – mais atual do que nunca – que a marchinha frevada Adoro celulite chega ao nosso certame, exaltando as “gordinhas-lindas-afrodites” com seu “it de anjo barroco”, como dizem os versos dos compositores Jota Michiles e Gustavo Krause. O primeiro tem 50 anos de carreira e é compositor de frevos como Bom demais, Me segura senão eu caio e Roda e avisa, todos sucessos na voz de Alceu Valença.

Gustavo Krause
Já o segundo tem currículo no mínimo pitoresco para um compositor popular e folião inveterado: foi prefeito e vereador do Recife, governador de Pernambuco e ministro de estado nos mandatos dos presidentes Itamar Franco (Fazenda) e FHC (Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente). “Um sujeito não convencional, como ele mesmo se define”, diz Jota Michiles. “Tanto que passou por vários cargos importantes sem abrir mão da boemia e dos amigos ‘de copo e de cruz’.”

Das ruas do Recife para a Fundição Progresso, Adoro celulite é a representante do Nordeste na 10ª edição do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas. Para repetir o feito da conterrânea Papagaio no arame (Fábio Seixas), que levou o título em 2012, a música será interpretada pelo cantor e ator Marcelo Mimoso com arranjo de Luiz Brasil. “Não tenho dúvida de que vai ser o grande hit do carnaval 2015!”, aposta o sorridente Jota Michiles.

Adoro celulite
Jota Michiles e Gustavo Krause

Gordinha linda Afrodite
Parei no seu it
De anjo barroco
Você me deixa louco
Com seu apetite, acredite
Adoro celulite

Na comilança
Ninguém lhe segura
Em cima da balança
É beleza pura
Na gula deita e rola
Com seu jeito moleque
Bebendo Coca Cola
Comendo Big Mac
Gordinha gulosa
Que tudo deseja
Vem pra mim de bandeja
Com toda tesão
Quebrando a cintura
Rasgando corpete
Quero ser teu sorvete
Melando na mão

Clique aqui para ouvir a gravação de Adoro celulite, na voz de Marcelo Mimoso.

Um comentário: