domingo, 3 de fevereiro de 2013

Com 64% de votos, a paraense ‘Vovô ampulheteiro’ é a grande campeã do Concurso de Marchinhas de 2013


Vem do Norte – pela primeira vez! – a campeã deste ano do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso. Trata-se de Vovô ampulheteiro, composição de André Mesquita, Alberto Silva, Moreira Jr. e Bozo que veio de Belém do Pará para conquistar o troféu Haroldo Lobo. Com 64% dos votos dos telespectadores do Fantástico deste domingo, a marchinha nortista superou a paulistana Aio no ôio (vice-campeã, com 20%) e a carioca Macumbeiro moderno (terceiro lugar, com 16%).

As três marchinhas classificadas para a votação dos telespectadores do Fantástico foram definidas no último domingo, no baile pré-carnavalesco da Fundição Progresso. Na ocasião, todas as dez finalistas foram apresentadas no palco da Fundição e a decisão sobre que marchinhas seguiriam em frente na disputa coube ao júri do concurso.



Interpretada por Alfredo Del-Penho, com arranjo de Altair Martins, a marchinha campeã do carnaval 2013 nasceu num dos blocos mais animados de Belém: A Biga, que por sua vez é uma espécie de filhote do tradicional Império Romano, bloco que toma as ruas da capital paraense há mais de 40 anos. Entre os fundadores da Biga está Bozo, também fundador do Império Romano e que infelizmente faleceu antes de ver o sucesso do Vovô, que já era a primeira marchinha do Norte classificada entre as dez finalistas  do Concurso e agora é a primeira campeã nortista na história do certame.

Para chegar ao título, a marchinha paraense contou com o apoio dos foliões dos dois blocos, além dos frequentadores do Bar do Seu Fausto, sede informal da Biga, no bairro do Telégrafo. Isso, claro, além do voto espontâneo dos telespectadores do Fantástico, que simpatizaram com a saga do Vovô ampulheteiro e foram determinantes para que os compositores levassem o troféu Haroldo Lobo, além do prêmio de R$ 15.000.

Vovô ampulheteiro foi uma das 1.632 marchinhas inscritas na edição deste ano do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso. Com a conquista do troféu Haroldo Lobo, ela se junta às campeãs dos anos anteriores: Milagre do Viagra (2006), Pra Carmen (2007), Volante com cachaça não combina (2008), Bendita baderna (2009), Bom dia (2010), Nossa fantasia (2011) e Papagaio no arame (2012).

Veja o momento do anúncio da campeã e assista à interpretação de Alfredo Del-Penho para Vovô ampulheteiro.

Leia entrevista com André Mesquita, um dos autores da marchinha campeã.

Teste seus conhecimentos sobre marchinhas num quiz no site do Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário