terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Histórias do Lobo: maior sucesso do carnaval de 51 nasceu da boca do povo

“Muitas vezes o compositor lança mão de uma expressão muito usada pelo povo para criar uma comunicação maior entre sua música e o público”, conta o pesquisador Jairo Severiano, conhecedor como poucos da música popular brasileira. Ele mesmo testemunhou o estouro de um samba que pegava carona no linguajar do povo e acabou se tornando o maior sucesso do carnaval de 1951 – o primeiro brincado por ele no Rio depois de trocar sua Fortaleza natal pela então capital federal.

Uma das expressões em voga na época, segundo as lembranças de Jairo, era “pra seu governo” – jeito com que se enfatizava uma opinião ou ponto de vista numa discussão, equivalente a “fique sabendo” ou “saiba o senhor”. Pois foi em cima dessa expressão que Haroldo Lobo (Milton de Oliveira mais uma vez figurando como parceiro) fez este samba melodioso com letra de amor que tomou conta da folia de 1951. A primeira gravação, realizada em fins de 1950, coube ao cantor Gilberto Milfont, cearense como Jairo, mas da cidade de Lavras da Mangabeira.

Milfont era um dos principais cantores românticos do cast da RCA Victor, que naquele momento estava decidida a lançá-lo também como intérprete de carnaval. Assim, uma das providências do diretor da gravadora, Vitório Lattari, foi encomendar sambas a Haroldo Lobo, que não tinha nenhuma composição na manga para dar a Milfont. Demorou tanto que recebeu um ultimato de Lattari: ou entrega em quatro dias ou nada de samba para o carnaval de 51.

Na tarde da gravação, Gilberto Milfont cantou Pra seu governo de braços cruzados, contido e romântico, sem a animação necessária. Presente no estúdio da RCA Victor, Haroldo pediu uma repetição e disse ao cantor que descruzasse os braços, afinal tratava-se de um samba de carnaval, não um samba-canção. O cantor seguiu a recomendação e o resultado foi o samba campeão daquele ano no concurso da Prefeitura do Distrito Federal – rendendo pouco mais de 60 mil cruzeiro aos autores, Haroldo Lobo e Milton de Oliveira. Pra seu governo foi também o maior sucesso carnavalesco da carreira de Gilberto Milfont.

Pra seu governo
Haroldo Lobo e Milton de Oliveira

Você não é
Mais meu amor
Por que vive a chorar?
Pra seu governo
Já tenho outra
Em seu lugar


Pedi para voltar
Porém você não me atendeu
Agora o nosso amor
Pra seu governo já morreu


Clique aqui para ouvir Pra seu governo em gravação dolente de Beth Carvalho, em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário